Como se sabe, blog é um site de fácil utilização, onde podemos escrever o que pensamos, interagindo e trocando idéias com outros internautas.

Com este blog convidamos os amigos internautas para juntos estudarmos e trocarmos idéias, debatendo, expressando opiniões e sugestões a respeito dos assuntos. É de necessidade urgente sanarmos ou minimisarmos os problemas que tanto afligem a todos nós.
Estudemos o porquê de tanta violência, de tanta corrupção, desrespeito, ganância e crimes de toda espécie. Com a colaboração de todos, sem dúvida, encontraremos o caminho para reverter a situação lamentável em que vivemos.
Procuremos semear e cultivar de todas as formas, a educação, a solidariedade, a justiça, a paz, e assim deixarmos para nossos filhos, netos e bisnetos, para os nossos descendentes e para toda a humanidade um mundo bem melhor.
Escrevam, dêem suas opiniões. Juntos poderemos alcançar mais facilmente nossos objetivos. Em prosa ou em versos, em críticas, contos, fatos, sugestões, comentários, muitas idéias poderão ser apresentadas e estudadas até encontrarmos soluções.
Vamos iniciar com uma pequena poesia:



O CAMINHO É O AMOR



O amor traz solidariedade.

Traz bom senso, consciência, perdão!

Afasta a ganância, a violência, a maldade...

Traz paz ao nosso coração!



Amar ao próximo e a muito mais

afasta males e a própria dor.

Leva-nos a uma vida em paz...

e à certeza de que o caminho é o amor!




**************************************

OS BLOGS projetopazepoesia.blogspot.com e
proamesueli.blogspot.com.br aguardam sua visita.



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ESCRAVATURA E CORRUPÇÃO

        Escravatura e corrupção têm a mesma origem: o egoísmo e a ganância.
     Assim como se conseguiu abolir do Brasil a abominável e enraizada escravatura, poderemos sim acabar com a também abominável e enraizada corrupção no poder público brasileiro. Estamos caminhando e avançando passo a passo. Com persistência e idealismo iremos eliminar toda essa asquerosa podridão que ainda infesta nosso país.
      Quando tivermos melhores exemplos vindos do alto, sem dúvida teremos melhores resultados na educação. Conseguiremos então com mais facilidade cultivar em nossas crianças, em nossos jovens, em nosso povo, hábitos mais saudáveis, como respeito, honestidade, justiça, ética.
      O caminho mais curto para acabarmos com essa vergonhosa e acintosa corrupção é, além de punição muito severa a todos os corruptos, aderirmos à importante campanha educativa do Ministério Público “O que você tem a ver com a corrupção?” E com ela colaborarmos em todos os sentidos. Trata-se de um valioso projeto criado pelo Ministério Público de Santa Catarina e idealizado pelo Promotor Affonso Guizzo Neto. O projeto vem crescendo com grande êxito, tendo dia a dia mais adeptos em todo o país.  
      Vamos todos unir-nos para exterminarmos essa praga que tanto prejudica o Brasil e o povo brasileiro!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO"

No país do pão e circo, onde o noticiário diário nos surpreende (será?!) com informações de falta de ética e corrupção aqui ou ali, ainda existe alguém preocupado em ensinar jovens cidadãos como deve ser o comportamento de um homem público.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro lançou ontem uma campanha nacional que busca a parceria dos jovens brasileiros para ajudar na divulgação junto à sociedade, da importância da honestidade e da ética.

Com o slogan: “O que você tem a ver com a corrupção?”, a campanha pretende percorrer escolas estaduais e privadas da capital e do interior, ao longo de um ano e meio, promovendo debates e palestras para turmas de adolescentes.

Para Sávio Bittencourt, promotor de justiça e coordenador da campanha aqui no Rio, os jovens serão os multiplicadores, e junto com seus mestres, participarão de palestras e encontros sobre o tema com promotores na sede do órgão.

O diálogo e a conscientização do público infanto-juvenil são as principais armas do MP na campanha, incentivando a honestidade e a transparência dos jovens. A expectativa é criar uma cultura de valores e princípios éticos que contribuam para a construção de um país mais justo e melhor.

Coordenada pelo Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça, a campanha será realizada em todos os estados brasileiros com a proposta de debater com a sociedade as causas da corrupção e o papel de cada cidadão diante dela.

“Todo mundo acha horroroso a corrupção entre políticos e magistrados, mas será que a sociedade não vota em corruptos? A cultura do “rouba, mas faz” precisa ser superada. Se eu acho que a corrupção é horrível, eu não posso, então, dar propina a um policial, por exemplo. Vamos incentivar uma reflexão sobre isso”, clamou Sávio Bittencourt.

O promotor se diz agradecido com o apoio que a campanha vem recebendo da Secretaria estadual de Educação para que ela seja implantada em todos os municípios, por meio dos promotores lotados nessas regiões.

Para apresentar a campanha, Sávio Bittencourt enfatizou a importância do nome do projeto.
“A sociedade precisa discutir a corrupção. Até que ponto nós toleramos atos menos honestos?”.
Sávio explicou ainda que o objetivo do projeto é provocar uma resposta individual da sociedade e incentivar a denúncia.
“Estamos construindo uma democracia, avançamos muito, mas precisamos evitar abusos econômicos e manipulação dos interesses da sociedade. É coletivamente que as grandes covardias acontecem, é por isso que o MP conta com a ajuda da sociedade”, concluiu.

A campanha foi idealizada, em agosto de 2004, por Affonso Ghizzo Neto, um promotor de justiça de Santa Catarina. Na época, aproveitando a grande visibilidade atingida, o Ministério Público de Santa Catarina propôs a nacionalização da campanha, com o objetivo de colocá-la em prática em todo o território nacional, com a participação dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal.

Outras informações acesse o site http://www.mp.rj.gov.br/ ou envie um e-mail para ciai@mp.rj.gov.br

Uma coisa é certa, não tem jeito. A luta contra a corrupção exige mudanças culturais e comportamentais de cada um de nós. Uma sociedade só se modifica quando os indivíduos que a compõem também se transformam.

Apenas com a formação de cidadãos conscientes, comprometidos com a ética, a cidadania e a honestidade, conheceremos enfim, uma sociedade livre de corrupção.

Pensando isoladamente, parece difícil, mas com comprometimento e esforço de todos é possível detê-la, principalmente, através da educação!

RODRIGO BARROS 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A ARMADILHA CHINESA

PRECISAMOS LER, REFLETIR E REAGIR À ARMADILHA CHINESA...

Há mais de 40 anos falava-se que o "grande" perigo do mundo seria quando os chineses o dominassem, comercialmente. Então seríamos enjaulados pelo comércio chinês, pois, com os seus mais de bilhão de habitantes e seu sistema de governo (escravidão), eles teriam condições de produzir a baixo custo.
Eles, os chineses, e os indianos, pelos mesmos motivos.

Leiam esse artigo muito interessante sobre o que nos espera e o que devemos fazer,
principalmente, agora com a reunião do G 20:

A VERDADE É QUE AGORA, TUDO O QUE COMPRAMOS É MADE IN CHINA

Por Luciano Pires (diretor de marketing da Dana e profissional de Comunicação)

Alguns conhecidos voltaram da China impressionados.
Um determinado produto que o Brasil fabrica em um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões. A qualidade já é equivalente.
E a velocidade de reação é impressionante.
Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas.
Com preços que são uma fração dos praticados aqui.
Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares. Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo, que acrescidos de impostos e benefícios representam quase 600 dólares.
Quando comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios,estamos perante uma escravatura amarela e alimentando-a.
Horas extraordinárias? Na China? Esqueça!
O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego que trabalha horas extras sabendo que não vão receber nada por isso.
Atrás dessa "postura" está a grande armadilha chinesa.
Não se trata de uma estratégia comercial, mas sim de uma estratégia "poder" para ganhar o mercado ocidental .
Os chineses estão tirando proveito da atitude dos "marqueteiros" ocidentais, que preferem terceirizar a produção ficando apenas com o que ela "agrega de valor": a marca. Dificilmente você adquire atualmente nas grandes redes comerciais dos Estados Unidos da América um produto "Made in USA". É tudo "Made in China" com rótulo estadunidense. As Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas de dólares.
Apenas lhes interessa o lucro imediato e a qualquer preço.
Mesmo ao custo do fechamento das suas fábricas e do brutal desemprego.
É o que pode-se chamar de "estratégia preçonhenta".
Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila essas táticas, cria unidades produtivas de alta performance, para dominar no longo prazo.
Enquanto as grandes potências mercadológicas que ficam com as marcas, com os designs e suas grifes; os chineses estão ficando com a produção, assistindo, estimulando e contribuindo para o desmantelamento dos já poucos parques industriais ocidentais.
Em breve, por exemplo, já não haverá mais fábricas de tênis ou de calçados pelo mundo ocidental. Só haverá na China.
Então, num futuro próximo veremos os produtos chineses aumentando os seus preços e produzindo um "choque da manufatura", como aconteceu com o choque petrolífero nos anos setenta.
Aí já será tarde demais.
Então o mundo perceberá que reerguer as suas fábricas terá um custo proibitivo e irá render-se ao poderio chinês.
Perceberá que alimentou um enorme dragão e acabou refém do mesmo. Dragão este que aumentará gradativamente seus preços, já que será ele quem ditará as novas leis de mercado. Será quem manda. Terá o monopólio da produção.
Sendo a China - e apenas ela - quem possuirá as fábricas, inventários e empregos; é também quem vai regular os mercados, e não os "preçonhentos".

Iremos nós e os nossos filhos e netos assistir a uma inversão das regras do jogo atual que terão nas economias ocidentais o impacto de uma bomba atômica... chinesa.
Nessa altura em que o mundo ocidental acordar será muito tarde.
Nesse dia, os executivos "preçonhentos" olharão tristemente para os esqueletos das suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando boliche no clube da esquina, e chorarão sobre as sucatas dos seus parques fabris desmontados. E então lembrarão, com muitas saudades, do tempo em que ganharam dinheiro comprando "balatinho dos esclavos" chineses, vendendo caro suas "marcas- grifes " aos seus conterrâneos.
E então, entristecidos, abrirão suas "marmitas" e almoçarão as suas marcas que já deixaram de ser moda e, por isso, deixaram de ser poderosas pois foram todas copiadas.
REFLITAM E COMECEM A COMPRAR JÁ - OS PRODUTOS DE FABRICAÇÃO NACIONAL, FOMENTANDO O EMPREGO EM SEU PAÍS, PELA SOBREVIVENCIA DO SEU AMIGO, DO SEU VIZINHO E ATÉ MESMO DA SUA PRÓPRIA E DE SEUS DESCENDENTES.

*************
visite nosso outro blog: http://projetopazepoesia.blogspot.com//


domingo, 21 de agosto de 2011

TODOS CONTRA A CORRUPÇÃO!

“O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?”

(notícia recebida de Affonso Guizzo Neto, promotor de justiça de
Santa Catarina e idealizador desta importante campanha, iniciada em 2004)

No país do pão e circo, onde o noticiário diário nos surpreende (será?!) com informações de falta de ética e corrupção aqui ou ali, ainda existe alguém preocupado em ensinar jovens cidadãos como deve ser o comportamento de um homem público.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro lançou ontem uma campanha nacional que busca a parceria dos jovens brasileiros para ajudar na divulgação junto à sociedade, da importância da honestidade e da ética.

Com o slogan: “O que você tem a ver com a corrupção?”, a campanha pretende percorrer escolas estaduais e privadas da capital e do interior, ao longo de um ano e meio, promovendo debates e palestras para turmas de adolescentes.

Para Sávio Bittencourt, promotor de justiça e coordenador da campanha aqui no Rio, os jovens serão os multiplicadores, e junto com seus mestres, participarão de palestras e encontros sobre o tema com promotores na sede do órgão.

O diálogo e a conscientização do público infanto-juvenil são as principais armas do MP na campanha, incentivando a honestidade e a transparência dos jovens. A expectativa é criar uma cultura de valores e princípios éticos que contribuam para a construção de um país mais justo e melhor.

Coordenada pelo Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça, a campanha será realizada em todos os estados brasileiros com a proposta de debater com a sociedade as causas da corrupção e o papel de cada cidadão diante dela.

“Todo mundo acha horroroso a corrupção entre políticos e magistrados, mas será que a sociedade não vota em corruptos? A cultura do “rouba, mas faz” precisa ser superada. Se eu acho que a corrupção é horrível, eu não posso, então, dar propina a um policial, por exemplo. Vamos incentivar uma reflexão sobre isso”, clamou Sávio Bittencourt.

O promotor se diz agradecido com o apoio que a campanha vem recebendo da Secretaria estadual de Educação para que ela seja implantada em todos os municípios, por meio dos promotores lotados nessas regiões.

Para apresentar a campanha, Sávio Bittencourt enfatizou a importância do nome do projeto.

“A sociedade precisa discutir a corrupção. Até que ponto nós toleramos atos menos honestos?”.

Sávio explicou ainda que o objetivo do projeto é provocar uma resposta individual da sociedade e incentivar a denúncia.

“Estamos construindo uma democracia, avançamos muito, mas precisamos evitar abusos econômicos e manipulação dos interesses da sociedade. É coletivamente que as grandes covardias acontecem, é por isso que o MP conta com a ajuda da sociedade”, concluiu.

A campanha foi idealizada, em agosto de 2004, por Affonso Ghizzo Neto, um promotor de justiça de Santa Catarina. Na época, aproveitando a grande visibilidade atingida, o Ministério Público de Santa Catarina propôs a nacionalização da campanha, com o objetivo de colocá-la em prática em todo o território nacional, com a participação dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal.

Outras informações acesse o site www.mp.rj.gov.br ou envie um e-mail para ciai@mp.rj.gov.br

Uma coisa é certa, não tem jeito. A luta contra a corrupção exige mudanças culturais e comportamentais de cada um de nós. Uma sociedade só se modifica quando os indivíduos que a compõem também se transformam.

Apenas com a formação de cidadãos conscientes, comprometidos com a ética, a cidadania e a honestidade, conheceremos enfim, uma sociedade livre de corrupção.

Pensando isoladamente, parece difícil, mas com comprometimento e esforço de todos é possível detê-la, principalmente, através da educação!
RODRIGO BARROS



sábado, 20 de agosto de 2011

NÃO ESTOU SOZINHA...

Há pessoas INERTES, que nada fazem além de benefíciarem a si próprias. Porém, muito mais que imaginamos, há infinito número de pessoas que, não só querem, mas lutam por um mundo melhor.

Agradeço aqui aos que participam ou procuram participar deste Blogue, e portanto do mesmo ideal. Como também agradeço aos que nele deixam algum comentário... Isso me faz sentir qur NÃO ESTOU SOZINHA...

Uma Força Maior deu origem a tudo, uma vez que o nada não dá origem à coisa alguma. Essa Força Maior é interpretada de várias maneiras por vários povos, religiões e pessoas. Provavelmente é o mesmo Deus de todos, uma energia poderosa que também está em nós. Junto a essa crença, outras crenças, muitas religiões diversificadas e muita fé, a maneira de cada um...

Santos, anjos, espíritos de luz, objetos sagrados, vida sobrenatural. São mistérios que, mesmo sem desvendá-los, respeitamos, e com eles desenvolvemos nossa religião, nossas crenças, nossa fé. Uma fé que nos ajuda, de uma forma ou de outra. Não havendo fanatismo, a fé não prejudica ninguém, só ilumina e dá forças. É o que se tem constatado.

A fé opera milagres, dá alívio aos nossos males e às vezes até os cura. Lembrando as palavras do nosso maior espírito de luz, Jesus Cristo, e observando as ocorrências aqui e ali, ficamos convictos da importância da fé.

Fé é crença, é esperança, e depende de pensamentos positivos. Com pensamentos negativos não há fé e sem fé tudo fica mais difícil.

Fé em nosso Deus, fé em nossos santos, anjos, espíritos de luz. Fé em nós mesmos, no que fazemos, no que podemos fazer e ser.

Fé é sentimento de certeza, é grande força que pode até concretizar nossos pensamentos.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

VEJAM QUE LINDO!...

Há ideias simples que trazem alegria e bem estar para todos:

Motorista de ônibus somálio de nome Mukhtar na Dinamarca faz aniversário, vai trabalhar como em um dia qualquer .
A empresa de ônibus organiza uma surpresa de parabéns para ele, com a participação de passageiros e de pessoas que se encontram nas proximidades.

"Tomara que aprendamos a espalhar alegria e carinho a nossos amigos, vizinhos e a todos com quem convivemos, em vez de tristeza e amargura".


domingo, 14 de agosto de 2011

VAMOS ACABAR COM A VIOLÊNCIA


Que violência chama violência é fato bem conhecido. A exibição contínua da violência banaliza-a, fazendo-a parecer natural e levando muitos indivíduos a praticá-la normalmente. Por motivos comerciais, entre outros, a imprensa em geral e principalmente a TV, apresentam todos os dias e em destaque a violência e outros crimes. Isso repetidamente e com detalhes. Em seus noticiários, em suas histórias, filmes, novelas e até em desenhos infantis... E essas atitudes, essa maneira de agir, vão se internalizando, vão se infiltrando na mente humana. A pessoa acaba adotando-as para resolver seus problemas ou por simples exibição, imitação, galhardia.
A provocação é tanta que muitos jovens, tendentes à delinqüência, chegam a reunir-se em grupos afim de assistirem programas na TV que lhes mostrem claramente como são realizados os atos violentos e criminosos. Nessas reuniões eles procuram especializar-se. Observam, anotam discutem tudo o que assistem, como se estivessem em um curso de especialização... E logo que oportuno saem a praticar violência e outros crimes conforme viram, ouviram, leram e aprenderam. E vão se aperfeiçoando mais e mais até morrerem ou superlotarem as cadeias. Os maus exemplos e a repetição têm poder extraordinário.

DE TANTO VER, OUVIR, SENTIR E VIVER VIOLÊNCIA E OUTROS CRIMES, MUITAS CRIANÇAS E JOVENS TORNAM-SE “NATURALMENTE” VIOLENTOS E CRIMINOSOS.

Outro grande e perigoso mau exemplo que se repete continuamente e se espalha de maneira alarmante por todo o país é o crime da corrupção. Principalmente aqueles vindos de políticos e de outras autoridades. Isso é de um prejuízo imenso em todos os sentidos, e em especial na educação de nossas crianças e jovens. E os bons professores, educadores e pais se perguntam: Como educar se forças contrárias deseducam com maus exemplos?!

E aí estão os fatos de violência e outros crimes acontecendo todos os dias em ordem crescente... Nas escolas, em casa, em repartições públicas e privadas, nos clubes, nas ruas, em toda parte. Praticados até por meninas, às vezes em grupo e com a aprovação dos pais...
Vamos acabar com a violência e outros crimes, ou minimizá-los tanto quanto possível, punindo devidamente todos os criminosos e substituindo a exibição de crimes e de atos violentos por notícias positivas, por exemplos louváveis que também acontecem freqüentemente. Tais fatos sim devem ser exibidos, comentados e às vezes até premiados. Então teremos mais atitudes positivas e menos crimes e violência.
São muitos os fatos e atitudes louváveis, admiráveis, que acontecem no dia a dia. Vamos noticiá-los, exibi-los amplamente, destacá-los, aplaudi-los, e eles servirão de estímulo para que outras atitudes positivas aconteçam continuamente. Isto, sem dúvida, nos ajudará a construir um mundo bem melhor.

NÃO ESQUEÇAMOS NUNCA QUE A EDUCAÇÃO PELO EXEMPLO É A MAIS EFICIENTE.






terça-feira, 2 de agosto de 2011

REVOLTA DE UM PROFESSOR

TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES

Prezado amigo!

Sou professor de Física, de ensino médio de uma escola pública em uma cidade do interior da Bahia e gostaria de expor a você o meu salário bruto mensal: R$650,00

Eu fico com vergonha até de dizer, mas meu salário é R$650,00. Isso mesmo! E olha que eu ganho mais que outros colegas de profissão que não possuem um curso superior como eu e recebem minguados R$440,00. Será que alguém acha que, com um salário assim, a rede de ensino poderá contar com professores competentes e dispostos a ensinar?

Não querendo generalizar, pois ainda existem bons professores lecionando, atualmente a regra é essa: O professor faz de conta que dá aula, o aluno faz de conta que aprende, o Governo faz de conta que paga e a escola aprova o aluno mal preparado. Incrível, mas é a pura verdade! Sinceramente, eu leciono porque sou um idealista e atualmente vejo a profissão como um trabalho social. Mas nessa semana, o soco que tomei na boca do estomago do meu idealismo foi duro!
Descobri que um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por ano... São os parlamentares mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$11.545.

Na Itália, são gastos com parlamentares R$3,9 milhões, na França, pouco mais de R$2,8 milhões, na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$850 mil e na vizinha, Argentina, R$1,3 milhões.
Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao país, por baixo, 688 professores com curso superior! Diante dos fatos, gostaria muito, amigo, que você divulgasse minha campanha, na qual o lema será:

”TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES!”
_______________________________________________________________

Obs.: Este é apenas um dos grandes absurdos que atrasam nosso país, causando revoltas e muitas outras consequências negativas! Exigem justa e urgente correção!