Como se sabe, blog é um site de fácil utilização, onde podemos escrever o que pensamos, interagindo e trocando idéias com outros internautas.

Com este blog convidamos os amigos internautas para juntos estudarmos e trocarmos idéias, debatendo, expressando opiniões e sugestões a respeito dos assuntos. É de necessidade urgente sanarmos ou minimisarmos os problemas que tanto afligem a todos nós.
Estudemos o porquê de tanta violência, de tanta corrupção, desrespeito, ganância e crimes de toda espécie. Com a colaboração de todos, sem dúvida, encontraremos o caminho para reverter a situação lamentável em que vivemos.
Procuremos semear e cultivar de todas as formas, a educação, a solidariedade, a justiça, a paz, e assim deixarmos para nossos filhos, netos e bisnetos, para os nossos descendentes e para toda a humanidade um mundo bem melhor.
Escrevam, dêem suas opiniões. Juntos poderemos alcançar mais facilmente nossos objetivos. Em prosa ou em versos, em críticas, contos, fatos, sugestões, comentários, muitas idéias poderão ser apresentadas e estudadas até encontrarmos soluções.
Vamos iniciar com uma pequena poesia:



O CAMINHO É O AMOR



O amor traz solidariedade.

Traz bom senso, consciência, perdão!

Afasta a ganância, a violência, a maldade...

Traz paz ao nosso coração!



Amar ao próximo e a muito mais

afasta males e a própria dor.

Leva-nos a uma vida em paz...

e à certeza de que o caminho é o amor!




**************************************

OS BLOGS projetopazepoesia.blogspot.com e
proamesueli.blogspot.com.br aguardam sua visita.



domingo, 14 de agosto de 2011

VAMOS ACABAR COM A VIOLÊNCIA


Que violência chama violência é fato bem conhecido. A exibição contínua da violência banaliza-a, fazendo-a parecer natural e levando muitos indivíduos a praticá-la normalmente. Por motivos comerciais, entre outros, a imprensa em geral e principalmente a TV, apresentam todos os dias e em destaque a violência e outros crimes. Isso repetidamente e com detalhes. Em seus noticiários, em suas histórias, filmes, novelas e até em desenhos infantis... E essas atitudes, essa maneira de agir, vão se internalizando, vão se infiltrando na mente humana. A pessoa acaba adotando-as para resolver seus problemas ou por simples exibição, imitação, galhardia.
A provocação é tanta que muitos jovens, tendentes à delinqüência, chegam a reunir-se em grupos afim de assistirem programas na TV que lhes mostrem claramente como são realizados os atos violentos e criminosos. Nessas reuniões eles procuram especializar-se. Observam, anotam discutem tudo o que assistem, como se estivessem em um curso de especialização... E logo que oportuno saem a praticar violência e outros crimes conforme viram, ouviram, leram e aprenderam. E vão se aperfeiçoando mais e mais até morrerem ou superlotarem as cadeias. Os maus exemplos e a repetição têm poder extraordinário.

DE TANTO VER, OUVIR, SENTIR E VIVER VIOLÊNCIA E OUTROS CRIMES, MUITAS CRIANÇAS E JOVENS TORNAM-SE “NATURALMENTE” VIOLENTOS E CRIMINOSOS.

Outro grande e perigoso mau exemplo que se repete continuamente e se espalha de maneira alarmante por todo o país é o crime da corrupção. Principalmente aqueles vindos de políticos e de outras autoridades. Isso é de um prejuízo imenso em todos os sentidos, e em especial na educação de nossas crianças e jovens. E os bons professores, educadores e pais se perguntam: Como educar se forças contrárias deseducam com maus exemplos?!

E aí estão os fatos de violência e outros crimes acontecendo todos os dias em ordem crescente... Nas escolas, em casa, em repartições públicas e privadas, nos clubes, nas ruas, em toda parte. Praticados até por meninas, às vezes em grupo e com a aprovação dos pais...
Vamos acabar com a violência e outros crimes, ou minimizá-los tanto quanto possível, punindo devidamente todos os criminosos e substituindo a exibição de crimes e de atos violentos por notícias positivas, por exemplos louváveis que também acontecem freqüentemente. Tais fatos sim devem ser exibidos, comentados e às vezes até premiados. Então teremos mais atitudes positivas e menos crimes e violência.
São muitos os fatos e atitudes louváveis, admiráveis, que acontecem no dia a dia. Vamos noticiá-los, exibi-los amplamente, destacá-los, aplaudi-los, e eles servirão de estímulo para que outras atitudes positivas aconteçam continuamente. Isto, sem dúvida, nos ajudará a construir um mundo bem melhor.

NÃO ESQUEÇAMOS NUNCA QUE A EDUCAÇÃO PELO EXEMPLO É A MAIS EFICIENTE.






terça-feira, 2 de agosto de 2011

REVOLTA DE UM PROFESSOR

TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES

Prezado amigo!

Sou professor de Física, de ensino médio de uma escola pública em uma cidade do interior da Bahia e gostaria de expor a você o meu salário bruto mensal: R$650,00

Eu fico com vergonha até de dizer, mas meu salário é R$650,00. Isso mesmo! E olha que eu ganho mais que outros colegas de profissão que não possuem um curso superior como eu e recebem minguados R$440,00. Será que alguém acha que, com um salário assim, a rede de ensino poderá contar com professores competentes e dispostos a ensinar?

Não querendo generalizar, pois ainda existem bons professores lecionando, atualmente a regra é essa: O professor faz de conta que dá aula, o aluno faz de conta que aprende, o Governo faz de conta que paga e a escola aprova o aluno mal preparado. Incrível, mas é a pura verdade! Sinceramente, eu leciono porque sou um idealista e atualmente vejo a profissão como um trabalho social. Mas nessa semana, o soco que tomei na boca do estomago do meu idealismo foi duro!
Descobri que um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por ano... São os parlamentares mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$11.545.

Na Itália, são gastos com parlamentares R$3,9 milhões, na França, pouco mais de R$2,8 milhões, na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$850 mil e na vizinha, Argentina, R$1,3 milhões.
Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao país, por baixo, 688 professores com curso superior! Diante dos fatos, gostaria muito, amigo, que você divulgasse minha campanha, na qual o lema será:

”TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES!”
_______________________________________________________________

Obs.: Este é apenas um dos grandes absurdos que atrasam nosso país, causando revoltas e muitas outras consequências negativas! Exigem justa e urgente correção!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ACRÓSTICO da CORRUPÇÃO

C orrupção é causa de imensos males!
O riunda do egoísmo e da ganância,
R evolta, prejudica, contamina...
R esultando em violência e desordem...
U rge rigorosas providências!
P unição severa, máxima punição!
C ausas? Afastá-las urgentemente,
A liviando males que afligem o povo,
O casionando ordem e progresso à nação




















quarta-feira, 27 de julho de 2011

SEMEANDO A PAZ

Muitas sementes procuremos espalhar
em toda a Terra, por todo o lugar...
sementes de amor, de solidariedade,
sementes de consciência e bondade.

Sementes de paz, tolerância e perdão,
buscando tranqüilidade e união!
Afastemos a ganância, ódios e todo veneno,
lembrando sempre de Jesus Nazareno!

Algumas sementes não irão vingar,
mas muitas outras irão desabrochar,
formando no mundo ideal fraternidade,
onde para todos haja paz e felicidade!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CARTA DE ABRAHAN LINCOLN AO PROFESSOR DO SEU FILHO

Nestes tempos em que pais incentivam bulling, não aceitam notas, questionam e ameaçam professores, passam a mão na cabeça de filhos atropeladores, brigões, marginais, frutos amargos de um tempo sem qualquer noção de limites, semeando uma sociedade que não valoriza a vida, vale a pena ler esta carta de um grande homem:

"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.

Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.

Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.

Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.

Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.

Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.

Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.

Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."

Abraham Lincoln, 1830

sábado, 16 de julho de 2011

PERIGOSA TEIA DE CORRUPÇÃO

Em nosso Brasil vem se formando assustadoramente uma hedionda, vergonhosa e perigosa "Teia de Corrupção".
Seguindo os sórdidos exemplos de políticos mafiosos, muitos outros políticos e autoridades, vão também roubando, logrando e mentindo inescrupulosamente... São governadores, prefeitos, funcionários públicos de vários setores.
Sendo essa corrupção muito "contagiosa", vai passando para boa parte do setor privado e atingindo o povo. Os incautos e inescrupulosos logo raciocinam assim: "Se eles que ganham tanto e trabalham tão pouco nos dão esses exemplos, eu é que não vou bancar o trouxa..." E a podridão vai escorrendo e se infiltrando por todo esse nosso grande Brasil, formando essa imensa e destruitora Teia de Corrupção, que só pode ser exterminada com criteriosas mudanças nas leis. inclusive reforma política e punição severa e igual para todos.

UM CLAMOR À SENHORA PRESIDENTE E AOS DIRIGENTES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL:

NÓS, PROFESSORES, ALÉM DE MELHORES SALÁRIOS, PEDIMOS CONSIDERAÇÃO!

COMO PODEMOS EDUCAR NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES SE FORÇAS SUPERIORES INDICAM UM CAMINHO CONTRÁRIO, INDUZINDO A MENTIRAS, AO DESRESPEITO, A FALCATRUAS, À CORRUPÇÃO?!

OS ALUNOS NÃO MAIS ACREDITAM NO QUE DIZEMOS!...

O DESRESPEITO, AS IRONIAS, O “POUCO CASO” SÃO CONTÍNUOS, POIS ELES ESTÃO CRENTES NOS COMENTÁRIOS QUE LEEM E OUVEM A CADA INSTANTE, SEJA EM CASA, NA RUA OU EM QUALQUER PARTE, SOBRE AS ATITUDES DA MAIORIA DOS POLÍTICOS BRASILEIROS...

SER PROFESSOR,EDUCAR MESMO, TORNA-SE DIA A DIA MAIS DIFÍCIL. A MAIOR PARTE DOS EDUCANDOS BASEIA-SE NOS EXEMPLOS DE CORRUPÇÃO, DE VIOLÊNCIA, DE INJUSTIÇA E DESRESPEITO QUE OUVEM, LEEM E PRESENCIAM! E QUE SE ALASTRAM ASSUSTADORAMENTE, COM CRIMES DE TODA NATUREZA!

CRESCE DESCONTROLADAMENTE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E FORA DELAS!!! AS REVOLTAS, O DESRESPEITO, A INSEGURANÇA, SÃO CONSTANTES!

TENTAMOS REAGIR, MAS AS DIFICULDADES SÃO CADA VEZ MAIORES. SENTIMOS NOSSAS ESCOLAS E TODA A EDUCAÇÃO MERGULHANDO NUM CAOS TOTAL. PRECISAMOS URGENTEMENTE REVERTER TODA ESSA SITUAÇÃO!

EXEMPLO A SER SEGUIDO

O deputado ...federal José Antonio Reguffe (PDT-DF), que foi proporcionalmente o mais bem votado do país com 266.465 votos, com 18,95% dos votos válidos do DF, estreou na Câmara dos Deputados fazendo barulho. De uma tacada só, protocolou vários ofícios na Diretoria-Gera...l da Casa. Abriu mão dos salários extras que os parlamentares recebem (14° e 15° salários), reduziu sua verba de gabinete e o número de assessores a que teria direito, de 25 para apenas 9. E tudo em caráter irrevogável, nem se ele quiser poderá voltar atrás. Além disso, reduziu em mais de 80% a cota interna do gabinete, o chamado “cotão”. Dos R$ 23.030 a que teria direito por mês, reduziu para R$ 4.600. Segundo os ofícios, abriu mão também de toda verba indenizatória, de toda cota de passagens aéreas e do auxílio-moradia, tudo também em caráter irrevogável. Sozinho, vai economizar aos cofres públicos mais de R$ 2,3 milhões (isso mesmo R$ 2.300.000,000) nos quatro anos de mandato. Se os outros 512 deputados seguissem o seu exemplo, a economia aos cofres públicos seria superior a R$ 1,2 BIlhão. “A tese que defendo e que pratico é a de que um mandato parlamentar pode ser de qualidade custando bem menos para o contribuinte do que custa hoje. Esses gastos excessivos são um desrespeito ao contribuinte. Estou fazendo a minha parte e honrando o compromisso que assumi com meus eleitores”, afirmou Reguffe em discurso no plenário. ................ Quantos poderiam seguir este exemplo??
Por: Cylo De ToledoVer mais