Como se sabe, blog é um site de fácil utilização, onde podemos escrever o que pensamos, interagindo e trocando idéias com outros internautas.

Com este blog convidamos os amigos internautas para juntos estudarmos e trocarmos idéias, debatendo, expressando opiniões e sugestões a respeito dos assuntos. É de necessidade urgente sanarmos ou minimisarmos os problemas que tanto afligem a todos nós.
Estudemos o porquê de tanta violência, de tanta corrupção, desrespeito, ganância e crimes de toda espécie. Com a colaboração de todos, sem dúvida, encontraremos o caminho para reverter a situação lamentável em que vivemos.
Procuremos semear e cultivar de todas as formas, a educação, a solidariedade, a justiça, a paz, e assim deixarmos para nossos filhos, netos e bisnetos, para os nossos descendentes e para toda a humanidade um mundo bem melhor.
Escrevam, dêem suas opiniões. Juntos poderemos alcançar mais facilmente nossos objetivos. Em prosa ou em versos, em críticas, contos, fatos, sugestões, comentários, muitas idéias poderão ser apresentadas e estudadas até encontrarmos soluções.
Vamos iniciar com uma pequena poesia:



O CAMINHO É O AMOR



O amor traz solidariedade.

Traz bom senso, consciência, perdão!

Afasta a ganância, a violência, a maldade...

Traz paz ao nosso coração!



Amar ao próximo e a muito mais

afasta males e a própria dor.

Leva-nos a uma vida em paz...

e à certeza de que o caminho é o amor!




**************************************

OS BLOGS projetopazepoesia.blogspot.com e
proamesueli.blogspot.com.br aguardam sua visita.



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

DIA DA PAZ

 1º de janeiro – DIA MUNDIAL DA PAZ:

O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8 de dezembro de 1967[1], para que o primeiro fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil (1 de janeiro), a partir de 1968, coisa que acontece até hoje.
Dizia o Papa Paulo VI em sua primeira mensagem para este dia: "Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".

 21 de setembro - DIA INTERNACIONAL DA PAZ:

Dia Internacional da Paz é celebrado em 21 de Setembro, foi declarado pela ONU em 30/11/1981.
Em 21 de Setembro de 2006, por ocasião do Dia Internacional da Paz, Kofi Annan afirmou: Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral [da ONU] proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.

 05 de outubro – DIA ESTADUAL DA PAZ EM SANTA ATARINA

Entidades se reúnem para celebrar o Dia Estadual da Paz em Santa Catarina.
A gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, em parceria com órgãos e entidades públicas do município, celebrará no dia 5 de outubro, o Dia Estadual da Paz. A solenidade ecumênica realizada às 9h, no estacionamento da SDR Brusque.

TODO DIA DEVE SER DIA DA PAZ ou DIA DE PAZ.

Porém, essas datas especiais são muito valiosas para celebrarmos a Paz e relembrarmos sempre de sua importância, de seus valores, da necessidade que temos de cultivá-la continuamente, para benefício de todos, de toda a humanidade.

Sabemos:
- que em todo o mundo há muito mais pessoas boas do que pessoas más!
- que há muitas instituições importantes trabalhando pelo bem e pela Paz!
- que se todos nós cultivarmos a Paz o mundo inteiro terá Paz!

Consequentemente, repetimos sempre este convite:

VAMOS JUNTOS
CONSTRUIR A PAZ?!


SE A PAZ É A GENTE QUE FAZ,
VAMOS JUNTOS CONSTRUIR A PAZ.
UNIDOS, TORNAREMOS REALIDADE
O MAIOR IDEAL DA HUMANIDADE!

PRIMEIRO LIMPEMOS O TERRENO,
DEIXANDO-O SEM QUALQUER VENENO!
FORA ÓDIOS, GANÂNCIA, ATROCIDADES...
FORA INJUSTIÇAS, VIOLÊNCIA, MALDADES!

E ESTANDO BEM LIMPO O TERRENO,
LIVRE DE TODO O VENENO,
PLANTEMOS COM GRANDE FERVOR
UM FORTE ALICERCE FEITO DE AMOR!

COM TIJOLOS DE PERDÃO E FRATERNIDADE,
DE AMOR, CONSCIÊNCIA E SOLIDARIEDADE,
LOGOTEREMOS CONSTRUÍDO A PAZ...
POIS A PAZ É MESMO A GENTE QUE FAZ!...

Sueli Bittencourt - Poetisa da Paz
projetopazepoesia.blogspot.com/
tudoporummundobemmelhor.blogspot.com/
www.poetaslivres.com.br
Florianópolis/SC -Brasil

Um comentário:

  1. Linda poesia...

    Sempre pensei que a paz era um ideal distante, preso nas mãos de líderes e autoridades que nada parecem fazer para alcançá-lo. Com essa sua poesia, fica claro que a busca pela paz deve começar em nosso próprio cantinho, limpando nosso "terreno" e nele plantando coisas maravilhosas.

    Obrigada, poetisa da paz, por esse momento de reflexão que tive hoje, mesmo que por alguns minutos, e com o qual cheguei à conclusão de que, realmente, "a paz é mesmo a gente que faz".

    ResponderExcluir