
O raciocínio é este: 'Se eles, que ganham tanto e trabalham tão pouco, roubam desavergonhadamente, eu é que não vou bancar o trouxa...'. E multiplicam-se crimes de toda espécie. Cria-se uma situação difícil de solucionar. Enquanto não sanarmos lá em cima a podridão, ela vai escorrendo e infiltrando-se por todo este nosso rico Brasil!
Do meu ponto de vista, o que gera e motiva tanta corrupção é principalmente a impunidade. Enquanto não houver punição severa para os criminosos do colarinho branco (e todos os outros), veremos cada vez mais a banalização desses crimes. O que deve haver é uma punição exemplar, para ricos e para pobres, para que possamos acabar com tanta roubalheira, desvio de verbas, superfaturamento, e por aí vai... Isso com certeza contribuiria para reduzir a desigualdade social, permitindo mais investimentos em saúde, educação, saneamento e lazer, por exemplo.
ResponderExcluirÉ isso mesmo,Bruno, e a punição deverá ser proporcional à situação e graduação do corrupto,deverá ser tão mais severa quanto mais graduado ele for e quanto mais importante for o cargo que ocupa. Isto considerando-se seu maior conhecimento e responsabilidade. Lamentavelmente em nosso país dá-se o contrário: a punição real e maior existe para o pequeno, para o ignorante ou pobre, para o que tem situação social e profissional mais humilde. Este fato leva máus indivíduos a lutarem por situação melhor já com a intenção de poderem praticar impunes os seus crimes...
ResponderExcluirHá que se mudar muita coisa em nossa sociedade e principalmente em nosso país!