Como se sabe, blog é um site de fácil utilização, onde podemos escrever o que pensamos, interagindo e trocando idéias com outros internautas.

Com este blog convidamos os amigos internautas para juntos estudarmos e trocarmos idéias, debatendo, expressando opiniões e sugestões a respeito dos assuntos. É de necessidade urgente sanarmos ou minimisarmos os problemas que tanto afligem a todos nós.
Estudemos o porquê de tanta violência, de tanta corrupção, desrespeito, ganância e crimes de toda espécie. Com a colaboração de todos, sem dúvida, encontraremos o caminho para reverter a situação lamentável em que vivemos.
Procuremos semear e cultivar de todas as formas, a educação, a solidariedade, a justiça, a paz, e assim deixarmos para nossos filhos, netos e bisnetos, para os nossos descendentes e para toda a humanidade um mundo bem melhor.
Escrevam, dêem suas opiniões. Juntos poderemos alcançar mais facilmente nossos objetivos. Em prosa ou em versos, em críticas, contos, fatos, sugestões, comentários, muitas idéias poderão ser apresentadas e estudadas até encontrarmos soluções.
Vamos iniciar com uma pequena poesia:



O CAMINHO É O AMOR



O amor traz solidariedade.

Traz bom senso, consciência, perdão!

Afasta a ganância, a violência, a maldade...

Traz paz ao nosso coração!



Amar ao próximo e a muito mais

afasta males e a própria dor.

Leva-nos a uma vida em paz...

e à certeza de que o caminho é o amor!




**************************************

OS BLOGS projetopazepoesia.blogspot.com e
proamesueli.blogspot.com.br aguardam sua visita.



domingo, 19 de fevereiro de 2012

ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA - por Marcia Alacon

Artigo publicado no A NOTÍCIA | 10 de fevereiro de 2012. | N° 1397
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nossa democracia ainda é uma jovem senhora e muito há que se fazer para que ela se fortaleça e se perpetue entre nós.

Dias atrás, ouvi a seguinte “pérola”: “Nos tempos da ditadura, não se ouvia falar de tanta roubalheira no Brasil”, ao que logo respondi: “Nos tempos da ditadura, não se podia falar, a imprensa foi calada e censurada e por não ‘ouvirmos’ falar é que provavelmente se roubou muito mais do que nos dias de hoje”.

Ainda que possa parecer uma democracia caótica aos olhos de alguns estrangeiros, essa é a democracia que temos porque a conquistamos.

Cabe a nós contribuir para a evolução deste regime que nos permite ser livres no País onde vivemos.

Um importante passo para isso foi a assinatura da Lei Federal de Acesso à Informação Pública, no final do ano passado, a qual entrará em vigor em maio deste ano. A transparência é um pressuposto da democracia, mas ainda precisamos de uma lei que a assegure.

Assim, a democracia dá um grande passo, na medida em que o Estado brasileiro deverá obrigatoriamente ser transparente e dar acesso às informações de caráter público a todos os cidadãos brasileiros, usuários e contribuintes desse Estado. Por Estado, leia-se poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A transparência é a melhor arma contra a corrupção e isso pode significar uma verdadeira revolução no Estado brasileiro e, por consequência, trazer grandes melhorias na vida do povo brasileiro.

A imposição da transparência na informação pública também nos impõe alguns desafios:

1. Na mudança do perfil dos agentes públicos;

2. Na nossa capacidade de ler e interpretar essas informações.

Afinal, de que nos adianta ter acesso à informação e não saber o que fazer com ela?

O Ministério Público tem colaborado de forma ativa e muito positiva para construir um olhar mais crítico do cidadão sobre a sua responsabilidade em relação à corrupção, por meio da campanha “O que Você tem a Ver com a Corrupção?”

Talvez encontre-se aí um bom espaço de atuação para o Ministério Público, no sentido de capacitar o cidadão para a leitura crítica destas informações.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*assistente social
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3659171.xml&template=4187.dwt&edition=18973&section=892

Nenhum comentário:

Postar um comentário